top of page
KOBUDO

    É a arte do  manejo de armas tradicionais ou instrumentos de uso diário (nos tempos antigos), para a própria defesa.
    Esta arte é peculiar das ilhas Ryukyu (Okinawa), embora recebesse influências chinesas, a manipulação das armas é diferente.
    Atualmente, somente alguns professores de Karatê ensinam o básico do Kobudo para os seus alunos.

  

   Um pouco de História


   Em 1429, o rei Sho Hashi uniu as três partes de Okinawa, criando o reino Ryukyu, e, para diminuir a possibilidade de revolta, ele proibiu a posse de armas.
    Ninguém, além do exército do rei e alguns nobres poderia portar armas.
E, claro, pessoas pobres precisavam de ajuda contra as espadas dos soldados e bandidos.
    Para se defender, os cidadãos de Okinawa começaram a praticar Artes Marciais, surgindo daí o Okinawa-te que mais tarde viria a ser a base para o Karatê e o Kobujutsu ou Kobudo.
    Mais tarde, no início do século XVII, Okinawa foi ocupada pelo Japão, o exército do rei Sho Hashi foi derrotado e a população não tinha como resistir aos samurais, ficando mais uma vez subordinada a uma ditadura, desta vez do exército japonês.
    Okinawa então, foi transformada num protetorado japonês.
Apesar das técnicas de mão vazia, desenvolvidas nos campos de batalha serem eficazes, elas não o eram contra ataques em massa.
    Devido à proibição do uso de armas, os Okinawenses passaram então a lutar utilizando como apoio, ferramentas agrícolas e instrumentos de uso diário nascendo assim o KOBUJUTSU (hoje, conhecido por KOBUDO) .

bottom of page